Ter estilo não está diretamente relacionado à grana que você tem no banco ou quanto gasta no seu guarda-roupa. Para encontrar seu estilo pessoal, você não precisa gastar um tostão; aliás, acho que a maneira mais eficaz de encontrar seu estilo pessoal e estabelecer diretrizes mentais que poderão guiar suas futuras compras é no seu próprio armário, encarando-o como se fosse uma loja, pensando se, hoje, eu compraria tal peça ou não.

Se você já passou por essa etapa, ou se está se preparando para fazê-lo (afinal, às vezes, é preciso uma boa dose de coragem pra fazer uma limpa honesta no guarda-roupa), e gostaria de elevar seu estilo, aqui vão quatro dicas práticas para fazê-lo.

Preste atenção às proporções do seu corpo em relação a sua roupa

Todos os corpos são lindos e temos liberdade total para nos vestir da maneira que bem entendemos. Mas é bom lembrar sempre que há algumas proporções que nos deixam mais elegantes do que outras. Por exemplo: uma saia midi será sempre mais elegante do que uma saia acima do joelho; uma bermuda no estilo mom jeans será uma alternativa mais elegante a um short curto para encarar o calor; e, em geral, cintura alta é mais elegante do que cintura baixa. No caso dos rapazes, uma bermuda lisa com corte de alfaiataria e sem muitos bolsos, por exemplo, é uma alternativa mais elegante do que um short ou bermuda estampada e/ou muito larga.

Proporção também é importante quando pensamos em bolsas e acessórios: uma bolsa muito grande para uma pessoa pequena pode ficar muito desproporcional; brincos, colares e/ou pulseiras muito grandes podem achatar a silhueta de uma pessoa; cintura marcada num lugar errado pode arruinar a imagem que você quer transmitir pro mundo.

Opte por tecidos de fibra natural

Olha eu defendendo a fibra natural de novo. Eu realmente faço o que eu digo, e acho que já contei por aqui que nem tiro uma peça de roupa da arara de uma loja antes de olhar a etiqueta de composição. Acontece que peças de roupa fabricadas com tecidos de fibra natural costumam ser bem mais elegantes, com um caimento melhor no corpo, abraçando cada parte do nosso ser com delicadeza. Além disso, costumam ser mais frescas pro verão e aquecer de verdade no inverno – tricô de acrílico num inverno hard, por exemplo, vai fazer qualquer um passar frio.

Para comprar roupas de fibra natural, não é preciso gastar uma fortuna – hoje, é possível encontrar muitas peças interessantes em lojas para os mais diversos bolsos. E, mais uma vez, antes de pensar em gastar mais dinheiro com roupas, o primeiro passo deve ser sempre olhar o seu próprio armário, observar quais são as matérias-primas com que suas roupas foram feitas, e quais delas são as suas favoritas – isso vai ajudar muito na construção do seu estilo.

Equilibre as proporções das suas roupas

Essa é uma dica simples, mas podemos nos esquecer facilmente dela seja porquê motivo for: um look será sempre mais elegante se não somar decote + saia/short, calça muito apertada + blusa muito apertada, etc. Se você gosta de um decote mais generoso, o ideal é equilibrar com uma saia midi mais solta/rodada; se sua paixão é calça skinny, opte por combinar com t-shirt mais soltinha, ou mesmo uma regata de seda mais solta. Pensemos assim: se em algum lugar aperta ou mostra demais, do outro lado a gente “esconde” um pouquinho mais.

Para os homens, a proporção também é muito importante, principalmente quando pensamos em ternos! Ternos de herança americana, por exemplo, sempre deixarão os homens com proporções menos elegantes e até menos agradáveis aos olhos, porque são muito largos.

Menos moda, mais estilo

Por fim, lembremo-nos mais uma vez que de a moda passa, e o estilo permanece. A moda pode nos fazer gastar muito dinheiro com coisas das quais não precisamos verdadeiramente. Conhecendo nosso estilo e fazendo escolhas acertadas na hora de nos vestir, podemos adicionar pontualmente uma ou outra peça de roupa ao armário para atualizá-lo sem quebrar o banco, com peças atemporais e de qualidade para durar muitas temporadas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s