Círculo cromático & combinações de cores

Na hora de combinar cores, muita gente se desespera por conta da insegurança de misturar cores aparentemente opostas. Usar cores requer técnica e um pouquinho de intuição, porque mostrar para o mundo a mensagem exata que queremos transmitir exige, acima de tudo, autoconhecimento – e, claro, uma orientação bem conduzida.

roda de cores

Seja no look ou na decoração de casa, a mensagem que transmitimos para o mundo também é comunicada por meio das cores; há outros meios de comunicar quem nós somos, mas este post é sobre cores, e é neste assunto que quero me aprofundar um pouquinho hoje.

É importante conhecer o círculo cromático e as combinações de cores para, por exemplo, montar looks segundo a tendência do color-blocking, que nada mais é do que exatamente o uso das cores do círculo cromático, combinando-as para criar combinações interessantes e visualmente agradáveis. Na moda, a tendência é amplamente associada ao trabalho artístico do pintor holandês Piet Mondrian. O visionário estilista Yves Saint Laurent criou uma coleção em 1965 em homenagem a diversos artistas modernos, e faziam parte desta coleção 6 vestidos do tipo cocktail inspirados pelas pinturas de Piet Mondrian. A coleção de 1965 de YSL ficou conhecida como “Coleção Mondrian” por conta do enorme impacto que estes 6 vestidos causaram.

Cores complementares

As cores complementares são aquelas que estão opostas no círculo cromático e, por consequência, tem muito contraste.

cores complementares

Por exemplo: a cor complementar do verde é o vermelho, a cor complementar do azul é o laranja, a cor complementar do violeta é o amarelo, e assim por diante.

Cores análogas

As cores análogas, por sua vez, estão lado a lado no círculo cromático. O resultado disso é que as cores análogas tem uma cor básica em comum.

cores análogas

Quando optamos por combinar cores análogas, o resultado que temos costuma ser elegante, trazendo uma sensação de unidade e coerência.

Combinação de cores tríade

A combinação de cor tríade é o resultado do uso de três cores equidistantes no círculo cromático, formando um triângulo equilátero dentro do círculo cromático. É bem simples: escolha uma cor no círculo cromático, pule três cores e escolha a próxima cor, pule outras três cores e terá a tríade formada. Alguns exemplos de combinação de cor tríade são: verde, laranja e violeta; vermelho, amarelo e azul; roxo, verde e vermelho alaranjado.

cores tríade

A moda se alimenta da arte, e podemos notar este tipo de combinação de cores em algumas obras fauvistas (surgido no começo do século XX, este movimento vanguardista francês é conhecido principalmente pelo uso das cores fortes e puras, além de obras que fugiam das regras da realidade) e, principalmente, no estilo pop art (movimento artístico que surgiu na Inglaterra a partir da metade dos anos 1950, caracterizado pela utilização de cores vivas e a alteração do formato das coisas).

Combinação de cor complementar dividida

Um pouco menos vibrante do que as combinações de cores análogas ou complementares, a combinação de cor complementar dividida é bem simples de se fazer: ao invés de se escolher a cor complementar direta, são escolhidas as duas cores adjacentes.

cores complementar dividida

Ou seja: se escolhermos o vermelho, as outras duas cores da combinação de cor complementar dividida serão o verde amarelado e o verde azulado. Outros exemplos de combinação de cor complementar dividida: violeta, laranja e verde amarelado; vermelho, verde amarelado e verde azulado; azul, laranja amarelado e laranja avermelhado.

Combinação de cor quadrado harmônico

Também conhecida como harmonia 90°, o quadrado harmônico utiliza quatro cores que formam um quadrado dentro do círculo cromático. É uma combinação de cor vibrante, uma vez que são combinadas cores complementares. Alguns exemplos de combinação de cores do tipo quadrado harmônico são: verde, laranja, azul e vermelho; ciano, roxo, laranja avermelhado e amarelo.

cores quadrado harmônico

Para os looks, esse tipo de combinação é bastante útil quando usamos estampas, e/ou acessórios coloridos e queremos ter certeza de que tudo está visualmente harmônico.

Combinação de cor retângulo

Usando, também, quatro cores, a vibrante combinação de cor retângulo forma exatamente um retângulo no círculo cromático, usando dois conjuntos de cores análogas para formá-lo.

cores retângulo

Do mesmo jeito que no quadrado harmônico, o retângulo é bastante útil para nos guiar  nas combinações de cores em estampas e/ou acessórios está harmônica de acordo com o círculo cromático.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s