O que é a estratégia intencional na imagem?

Em 2014, eu recebi o meu título de Mestre em Estudos Estratégicos da Defesa Nacional e Segurança Internacional. E o que isso tem a ver com esse post?

Simples: estratégia. Uma das primeiras disciplinas que eu cursei no mestrado versava sobre o pensamento estratégico e diversas maneiras possíveis de aplicá-lo. E é claro que eu aplico o pensamento estratégico que eu aprendi na pós-graduação na construção da imagem e do estilo (também continuo aplicando nos meus estudos de doutorado, mas isso é outra história).

Um dos caminhos da consultoria de estilo e imagem é a estratégia intencional, na qual são aplicadas certas diretrizes, em algumas situações, em determinados ambientes, com o objetivo de controlar a mensagem transmitida por meio do vestir.

Tudo o que a gente veste conta uma história sobre quem nós somos. Por isso, é tão importante prestarmos atenção a essa história que estamos contando. Ao ter plena consciência da história que estamos contando por meio das nossas roupas, acessórios, sapatos, podemos ter controle sobre essa narrativa visual e garantir que ela seja o mais verdadeira possível.

Essa comunicação do vestir é instantânea: podemos não falar nada e emitir uma mensagem clara do que somos pelas nossas roupas, acessórios, sapatos. Mas essa comunicação não acontece só para os outros, mas também para nós mesmos, no reflexo que vemos nos espelhos, na maneira como nos sentimos. Todas as escolhas que fazemos (cores, cortes, caimentos, texturas) contam um pouco do que somos, construindo uma expectativa. O vestir intencional, consciente, mesmo que para as mais simples atividades diárias, pode nos animar para o dia, dando um gás extra para todos os desafios.

Um armário consciente, bem editado, que atenda bem às demandas do cotidiano individual, certamente contribui para que o vestir intencional se dê de uma maneira mais simples, podendo ser aplicado a mais situações sem que seja necessário passar muito tempo pensando no que vestir.

Vestir-se intencionalmente não tem nada a ver com o tempo que você leva pensando no que vestir; pelo contrário, quanto mais consciente da mensagem que deseja transmitir, mais fácil se torna a aplicação da estratégia intencional e, consequentemente, você leva menos tempo para se arrumar.

Um comentário em “O que é a estratégia intencional na imagem?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s