Compreender e analisar os tipos físicos é o ponto de partida mais importante na consultoria de imagem, quando o personal stylist começará a trabalhar com o seu cliente usando as peças de roupa certas para atingir o melhor senso de estilo pessoal possível.
Cada cliente tem potencial para ficar incrível, e se sentir confiante com sua aparência, a partir da ajuda profissional do personal stylist. É importante enfatizar a personalidade do cliente, e transformar os diferentes atributos corporais em verdadeiros triunfos pessoais.
O objetivo primário de um personal stylist é criar uma silhueta proporcional para seus clientes, independente do tamanho na etiqueta de uma roupa. Pouquíssimas pessoas tem uma silhueta naturalmente proporcional: uma mulher pode ter mais quadril do que busto, ou nenhuma cintura e quadris estreitos, ou mais busto do que quadril; um homem pode ser alto ou baixo, ter os ombros e cintura do mesmo tamanho, magro, largo ou atlético (ombros mais largos do que a cintura). Cada pessoa é diferente, e não há nada de errado nisso!
Mas, uma vez que o personal stylist analisa o tipo físico do seu cliente e usa os estilos, estampas e cores mais adequados para cada indivíduo, ajustando qualquer desproporção, o cliente terá a alegria de olhar no espelho e ver uma silhueta proporcional, resultando numa pessoa mais confiante.
É claro que o estilo pessoal precisa de consistência e equilíbrio. Quando um personal stylist trabalha com os tipos físicos, ele já tem uma compreensão de quais estilos funcionam melhor para cada tipo físico, mas o estilo de vida, os gostos individuais e as atividades pessoais influenciarão diretamente nos conselhos que o profissional oferecerá ao seu cliente. É por isso que chama estilo pessoal, e o personal stylist é treinado para lidar com cada indivíduo, respeitando a diversidade.
Em geral, são 5 tipos físicos femininos, e outros 5 tipos físicos masculinos. Os tipos físicos não tem necessariamente a ver com peso ou o número do manequim de cada indivíduo.
- TIPOS FÍSICOS FEMININOS
- RETÂNGULO
- é aquele corpo sem curvas ou cintura. É um tipo físico proporcional, mas esta mulher pode querer criar mais curvas a partir das suas roupas.
- TRIÂNGULO
- é aquele corpo com mais curvas na cintura, quadris, coxas, sem muita barriga. O ideal é criar proporção usando mais formas e roupas estruturadas acima da cintura, aumentando os ombros estreitos.
- AMPULHETA
- é aquele corpo com uma cintura muito definida, geralmente com um busto proporcional ao bumbum, que contrastam com a cintura fina. É, certamente, a silhueta mais proporcional. É uma silhueta que pede um caimento impecável, de roupas que se movam de acordo com as curvas.
- OVAL
- é uma silhueta quase proporcional, mas a qual geralmente falta definição na cintura, parecida com o tipo físico retângulo. Esta mulher costuma ter um belo busto e pernas incríveis, então o ideal é destacar o busto, os quadris e as pernas, porque a cintura costuma ultrapassar a linha entre o ombro e o quadril.
- TRIÂNGULO INVERTIDO
- é aquela silhueta com um busto farto e fina na cintura, quadris, bumbum e coxas. A proporção ideal é alcançada quando usamos formas e estruturas abaixo da cintura.
- RETÂNGULO
- TIPOS FÍSICOS MASCULINOS
- TRAPEZÓIDE
- os ombros e tórax são largos, a cintura e quadris são estreitos, o torso superior é maior do que o torso inferior. Este é o tipo físico masculino mais fácil de vestir, porque é naturalmente proporcional.
- ATLÉTICO
- sub categoria do trapezóide, que fica mais proporcional ao criar um efeito retangular nos ombros, uma vez que a cintura e quadris costumam ser do mesmo tamanho que os ombros e tórax.
- ATLÉTICO
- os ombros e tórax são largos, a cintura e quadris são estreitos, o torso superior é maior do que o torso inferior. Este é o tipo físico masculino mais fácil de vestir, porque é naturalmente proporcional.
- ALTO
- parece um triângulo, então precisa de estrutura, roupas com caimento perfeito, e fica muito bem com estampas.
- BAIXO
- ombros estruturados e um caimento perfeito ajudam a adicionar centímetros na altura deste homem.
- LARGO
- o caimento perfeito também é muito importante para o homem largo, sem usar muitas estampas e optando por detalhes proporcionais à silhueta.
- MAGRO
- ao trabalhar com um homem magro, o personal stylist vai recomendar que ele adicione peso a sua imagem por meio das roupas, com linhas horizontais, tecidos mais pesados e texturizados, casacos e jaquetas com dupla abotoação. O homem magro fica muito bem usando diversas camadas de roupa, e cores.
- TRAPEZÓIDE
Os tipos físicos são um guia para descobrirmos o que mais favorece cada indivíduo, e podemos usar essa informação como uma ferramenta para nos sentirmos melhores ao nos olharmos no espelho, com uma confiança que será reconhecível. O personal stylist bem treinado não irá ditar regras, mas sim irá orientar e ensinar as ferramentas para que o seu cliente possa sempre se apresentar da melhor forma possível; em primeiro lugar, para si mesmo e, depois, para o mundo.
8 respostas para “Típos físicos (Bodyshape)”
[…] conversamos um pouquinho por aqui sobre os tipos físicos, e hoje quero mostrar pra vocês um truque que eu uso muito pra criar um efeito de silhueta […]
CurtirCurtir
[…] experiência de explicar e ensinar um pouquinho mais do porquê tal estilo funciona melhor naquele tipo físico ou tal cor é melhor para aquele tom de pele fica ainda mais interessante, e é muito gratificante […]
CurtirCurtir
[…] e por isso é interessante conhecer cada uma delas, escolhendo a herança mais adequada para cada tipo físico. Um terno slim fit, escolhido por muitos homens, pode se encaixar em qualquer uma destas […]
CurtirCurtir
[…] ditar regras gerais do que evitar ou o que adotar. O armário vai variar de acordo com cada tipo físico, cartela de cores e, principalmente, rotina e gostos pessoais. É por isso que, antes de qualquer […]
CurtirCurtir
[…] ditar regras gerais do que evitar ou o que adotar. O armário vai variar de acordo com cada tipo físico, cartela de cores e, principalmente, rotina e gostos pessoais. É por isso que, antes de qualquer […]
CurtirCurtir
[…] nos deixava mais feminina e delicada; depois, a moda favorável passou a ser aquela que criava a silhueta ampulheta, “a silhueta perfeitamente proporcional”. Ainda bem que, hoje, as mulheres se sentem […]
CurtirCurtir
[…] o jeito como você se sente nas suas roupas. É claro que há um tipo ideal de jeans pra cada tipo físico, mas por aqui nós já estamos desconstruindo um pouco essas ideias de tipo físico e priorizando a […]
CurtirCurtir
[…] já falei por aqui que a silhueta mais proporcional, no caso feminino, é a ampulheta e, no caso masculino, […]
CurtirCurtir